Introdução

"Sou, por meu gosto pesquisador. Experimento toda a sede de conhecer e a ávida inquietude de progredir, do mesmo modo que a satisfação que toda aquisição proporciona."
Immanuel Kant (1689- 1755)

A pesquisa bibliográfica é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação, quer dizer, após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema apontado. Essa pesquisa auxilia na escolha de um método mais apropriado, assim como num conhecimento das variáveis e na autenticidade da pesquisa.


Ressaltada a importância da pesquisa bibliográfica na edificação de um projeto de pesquisa, fica claro a pertinência de um trabalho voltado para esse primeiro passo. Assim como as demais etapas do processo investigativo possuem critérios, a pesquisa bibliográfica também os possui. O apontamento destes é um dos objetivos do nosso trabalho.

Um trabalho que tratasse da pesquisa bibliográfica não poderia deixar de conter explanações e estas devem seguir um fluxo que facilite a compreensão e a aplicação. Por esse motivo, abordamos primeiramente o conceito, depois as características e outros mais, até chegarmos ao exemplo, os anexos e a referencia bibliográfica. Tudo uma linguagem acessível visando um entendimento primário sobre como se iniciar a pesquisa desejada.

Acreditamos que neste excerto que se segue o tema foi tratado com desprendimento e liberdade, por isso corremos o risco de sermos taxados de simplórios. Defendemo-nos afirmando que o conteúdo selecionado e redigido foi o que melhor apeteceu aos objetivos do grupo de facilitar a compreensão. Facilitar, pois em muitos casos o pesquisador não sabe o que é pesquisa bibliográfica, ou nem mesmo como começar uma. Nada adianta ter a avidez que Kant menciona sem a sistematização do conhecimento.

6 comentários:

  1. Este texto não me pareceu de modo algum simplório,visto que,como mencionado,o intuito é o de auxiliar nos primeiros passos da vida acadêmica,afinal,todos entram calouros,sem muita noção do que os aguarda...é o primeiro site,em realidade,que encontro para me ajudar a começar a sair da situação de leiga,claro e conciso;simples de ler.Agradeço muito a ajuda de vcs! a ajuda

    ResponderExcluir
  2. Excelente pra quem ,como eu ,que sou caloura neste aspecto de trabalhos acadêmicos mais elaborados.e Quem é leigo,necessita entender os primeiros passos para começar,assim como a própria academia segue após o ensino fundamental.
    Agradeço muito a ajuda,quem é iniciante precisa de mais simplicidade e paciência.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse trabalho acadêmico!!! Me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicado, tb sou iniciante acadêmica, e no meu ponto de vista.
    Não poderia ter explicado melhor.
    Obrigado!

    ResponderExcluir