Como citar:

CARVALHO, Daniel; CARNEIRO, Rafael; MARTINS, Helen Fernanda Alves; SARTORATO, Eduardo. Pesquisa Bibliográfica. Goiânia, 16 jun. 2004. Disponível em: http://pesquisabibliografica.blogspot.com.br. Acesso em dia mês. ano.

Exemplo analisado

A pesquisa bibliográfica bem feita depende de uma metodologia que saiba aplicar a leitura dos objetos de estudo ao trabalho desejado. Para isso, há a necessidade de se conhecer as características da pesquisa bibliográfica e seus possíveis métodos de desenvolvimento.

O conhecimento desses tópicos já poderá implicar em uma satisfatória primeira fase de construção de um trabalho acadêmico. Tendo esse trabalho específico já discorrido sobre características e métodos, agora faz-se necessária uma simulação de desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica.

Suponhamos que a temática dessa pesquisa seja sobre a relação entre os grupos de forte poder econômico e o rádio-jornalismo.

Além do método de entrevista que aplicaremos a donos de rádios de alcances dos mais diversos, e a seus patrocinadores e ouvintes, organizaremos também uma bibliografia satisfatória, após o conhecimento do acervo bibliográfico.

Durante o levantamento bibliográfico, selecionamos os seguintes livros, tendo em consideração que pretendemos elaborar uma bibliografia básica e seletiva: A informação no rádio, de Gisela Ortriwano; O controle da informação no Brasil, de Antonio Costella, Por trás das ondas da Rádio Nacional, de Miriam Goldfeder; Ideologia e técnica da notícia, de Nilson Lage e O poder da informação, de Jean-Louis Servan-Schreiber.

A fase seguinte terá a preocupação voltada para uma leitura cuidadosa dos impressos bibliográficos. A leitura informativa científica procurará reconhecer as informações sobre o funcionamento do rádio-jornalismo afetado por grupos economicamente fortes, relacioná-las com os problemas propostos pelo trabalho e, finalmente, analisar os fundamentos de verdade nas afirmações oferecidas.

A partir daí poderemos construir sistematicamente, por meio de apontamentos e fichas, comentários, citações, resumos e observações pessoais úteis para o desenvolvimento do trabalho acadêmico.