Exemplo analisado

A pesquisa bibliográfica bem feita depende de uma metodologia que saiba aplicar a leitura dos objetos de estudo ao trabalho desejado. Para isso, há a necessidade de se conhecer as características da pesquisa bibliográfica e seus possíveis métodos de desenvolvimento.

O conhecimento desses tópicos já poderá implicar em uma satisfatória primeira fase de construção de um trabalho acadêmico. Tendo esse trabalho específico já discorrido sobre características e métodos, agora faz-se necessária uma simulação de desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica.

Suponhamos que a temática dessa pesquisa seja sobre a relação entre os grupos de forte poder econômico e o rádio-jornalismo.

Além do método de entrevista que aplicaremos a donos de rádios de alcances dos mais diversos, e a seus patrocinadores e ouvintes, organizaremos também uma bibliografia satisfatória, após o conhecimento do acervo bibliográfico.

Durante o levantamento bibliográfico, selecionamos os seguintes livros, tendo em consideração que pretendemos elaborar uma bibliografia básica e seletiva: A informação no rádio, de Gisela Ortriwano; O controle da informação no Brasil, de Antonio Costella, Por trás das ondas da Rádio Nacional, de Miriam Goldfeder; Ideologia e técnica da notícia, de Nilson Lage e O poder da informação, de Jean-Louis Servan-Schreiber.

A fase seguinte terá a preocupação voltada para uma leitura cuidadosa dos impressos bibliográficos. A leitura informativa científica procurará reconhecer as informações sobre o funcionamento do rádio-jornalismo afetado por grupos economicamente fortes, relacioná-las com os problemas propostos pelo trabalho e, finalmente, analisar os fundamentos de verdade nas afirmações oferecidas.

A partir daí poderemos construir sistematicamente, por meio de apontamentos e fichas, comentários, citações, resumos e observações pessoais úteis para o desenvolvimento do trabalho acadêmico.

16 comentários:

  1. O Trabalho de vocês foi de grande ajuda no meu no curso de direito. Obrigado!
    São Bento do Sul, 01 de março de 2009

    Gilmar Voltolini

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O SITE, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. adorei utilizei de bas para a minha pesquisa no curso de direito!vale obrigada

    ResponderExcluir
  4. obrigado pelas explicações que são bem claras me ajudou muito na elaboração do meu projeto de pesquisa.Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigadoo!! Valeu pela ajuda.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! Sou profº de Letras em uma Universidade e passei o link deste site a meus
    alunos pesquisadores e eles adorarão!

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Sou estudante do curso de contabilidade e auditoria. Gostei do seu trabalho, pois o mesmo ira ajudar-me no trabalho da cadeira de tecnicas de expressão.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...

    Parabéns!!! Sou profº de Letras em uma Universidade e passei o link deste site a meus
    alunos pesquisadores e eles adorarão!
    Que professor é esse!?kkk
    Vc quis dizer que eles adoraram,ja que o sr. passou.Se o sr.dissesse que passará e eles adorarão eh uma outra coisa.

    ResponderExcluir
  9. muito bom,o trabalho de voçes ajudou a me esclarecer duvidas sobre o assunto,sendo eu uma estudante do cueso de administraçao...

    ResponderExcluir
  10. pedro jorge de araujo11 de novembro de 2011 19:31

    obrigado pela grande ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns e muito obrigado vossa matéria contribuio bastante no meu trabalho de investigação sobre pesquisa bibliográfica sou estudante universitário.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela matéria, ajudou muito....

    ResponderExcluir
  13. muito bom a pesquisa

    ResponderExcluir
  14. Muito bom... Valeu mesmo..

    ResponderExcluir